Popularmente conhecido por terçol, o hordéolo pode se manifestar de forma interna e externa. O hordéolo externo é um pequeno abscesso que ocorre na borda das pálpebras. É causado pela inflamação e infecção dos folículos ciliares (cílios), por uma bactéria da pele chamada Staphilococcos Aureus.
O hordéolo interno é causado pela infecção das glândulas sebáceas (Zeiss e Meibomius) presentes na parte interna das pálpebras. Essas glândulas são responsáveis pela produção do conteúdo lipídico do filme lacrimal, tornando-o mais resistente ao ressecamento, mas quando se tornam obstruídas e endurecias, formam o calázio.
Dor, inchaço e vermelhidão na área afetada. Os sintomas tardios incluem sensibilidade à luz, coceira, lacrimejamento e desconforto ao piscar.
O uso de colírios deve seguir de uma prescrição médica feita por um oftalmologista de sua confiança. O uso indiscriminado pode causar graves problemas oculares.
Não utilizar lentes de contato durante o tratamento de um hordéolo. A maquiagem dos olhos também deve ser evitada. Não se deve coçar os olhos e praticar a automedicação.
Veja a vida com bons olhos!
Agende sua consulta:
(79) 3246-2000
Ou clique aqui