CONJUNTIVITE

É a inflamação da conjuntiva, causada pela penetração de um corpo estranho, poeira excessiva ou microorganismos (bactérias, vírus). A irritação provoca aumento da secreção e afluxo de sangue (vermelhidão), que traz células de defesa para combater a invasão dos microorganismos.

Em casos de conjuntivite infecciosa, principalmente as de causa viral, pode haver transmissão de pessoa para pessoa, por contato com objetos contaminados de uso pessoal (maquiagens, toalhas e outros) e, em alguns casos, por via respiratória quando o contato é próximo.

A conjuntivite alérgica na maioria dos casos acomete pessoas que possuem tendência a alergias como rinite e bronquite. Esta conjuntivite não é transmissível e pode ser causada por reações alérgicas a poeira, pelo de animais e outros fragmentos que possam cair nos olhos.

Sintomas:
Ardência
Coceira
Embaçamento da visão
Inchaço das pálpebras
Lacrimejamento
Olho vermelho
Secreções
Sensação de areia
Sensibilidade à luz


Não se deve utilizar remédios caseiros para melhorar a inflamação, somente o oftalmologista pode indicar o tratamento mais conveniente.

Prevenção:

Lave as mãos frequentemente com água e sabão.
Evite tocar os olhos sem higienizar as mãos.
Evite usar maquiagem de outras pessoas nos olhos.
Nunca use lentes de contato de outras pessoas.
Nunca use colírios utilizados anteriormente por pessoa com conjuntivite.
Não leve seu filho com conjuntivite para o berçário ou à escola até que o quadro tenha se resolvido.
Utilize apenas produtos descartáveis para limpeza e realização de compressas na área afetada pela conjuntivite (algodão, gaze ou lenço de papel), desprezando-os imediatamente após o uso.
Lave, regularmente, lençóis, fronhas e toalhas.

Veja a vida com bons olhos! 

Agende sua consulta: 
(79) 3246-2000
Ou clique aqui